segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Começarei o ano bem - Destino

Bem, antes de começar sobre o assunto da postagem, quero dizer que estou de férias.  Não estou viajando ainda,  mas pretendo fazer uma parada geral de poucos dias. Então, pode ser que Janeiro seja bem pouco provável que tenham muitas postagens por aqui.

Até porque, este blog não vai acompanhar as notícias do momento e novidades que acontecem pela mídia ou nas redes sociais. Pelo menos, esse não era o intuito inicial, mas sim, resgatar algumas coisas empoeiradas, enferrujadas e interessantes para que vocês vejam e/ou revejam aqui.

Encontro meteórico - Walt Disney & Salvador Dalí. 

O que poderia acontecer quando dois grandes gênios se encontrassem? Bom, parte da resposta fica por conta do vídeo no anexo abaixo.

Trata-se do projeto chamado Destino, um curta metragem iniciado em 1946 pela parceria Disney-Dalí, porém nunca foi concluído. Disney era fascinado pelas técnicas modernas de arte. Sem dúvida, a versão completa de Destino seria uma sensação sem medidas, uma revolução cinematográfica usando técnicas a frente de seu tempo.

Ao que tudo indica o  projeto foi interrompido por falta de verba. Restando apenas, um negativo de 17 segundos do curta original e contendo 15 pinturas de Dalí onde ficou engavetado por 50 anos nos estúdios da Califórnia, mas graças a Roy Edward Disney, sobrinho de Walt Disney, decidiu retomar o projeto e finalizá-lo em 2003.

A ideia do vídeo seria uma cena poética sobre o amor e o tempo baseado na música Destino do cantor mexicano Armando Dominguez.  O enredo do filme variava de acordo com a descrição de cada artista. Dalí dizia ser "Uma exposição mágica do problema da vida no labirinto do tempo". Já Walt Disney dizia "Somente uma simples estória sobre uma jovem garota em busca do verdadeiro amor".

O vídeo conta a história de amor entre Chronos - a personificação do tempo na mitologia grega - e uma mulher mortal.

Foi premiado como Melhor Curta nos festivais de Melbourne na Austrália e no Rhode Island Internacional nos Estados Unidos. 

Vale a pena conferir este trabalho inusitado, mas incrível, com a qualidade Disney e o universo surrealista de Dalí. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário