terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Hamlet, de William Shakespeare.


Hamlet, filmado em 1948 direção e atuação de Laurence Olivier. 


"Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provações
E em luta pôr-lhes fim? Morrer... Dormir: não mais.
Dizer que rematamos com um sono a angústia
E as mil pelejas naturais herança do homem:
Morrer para dormir... É uma consumação
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo:
Pois quando livres do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios..."

Solilóquio do Príncipe Hamlet, Hamlet - William Shakespeare

Se este solilóquio resumisse uma obra, já iria impressionar qualquer leitor com menos conhecimento sobre este autor e esta peça já seria considerada uma obra prima, mas há tantas outras frases e citações tão magníficas que uma postagem é muito pouco para o primor de Hamlet.


E, parafraseando Nelson Rodrigues: "Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia..."

Sim, sou fã fervorosa desta obra. Já devo ter lido umas centenas de vezes. E muitas vezes, sou até meio xiita quando alguém diz que não conhece ou ainda não leu. Já emprestei, pelo menos uns 6 livros de bolso (sem volta) dessa peça, na esperança que as pessoas possam ler.     

Hamlet, príncipe da Dinamarca, peça escrita, provavelmente, em 1600/2, é seguramente a tragédia de Shakespeare mais representada em todos os tempos. Praticamente todos os escritores e pensadores importantes nos últimos quatro séculos deixaram suas impressões sobre o impacto que lhes causou a história do infeliz príncipe da Dinamarca, constrangido a fazer, sem nenhuma vocação para tal, uma terrível vingança.

Schilling (2001), destaca que Hamlet é a peça mais longa escrita por Shakespeare (4.042 linhas com 29.551 palavras, 73% delas em verso e 27% em prosa) e, provavelmente, a que mais lhe deu trabalho. Supõe-se inclusive a existência de um esboço original que teria sido alinhavado uns dez ou 12 anos antes da sua conclusão, por volta de 1588. Texto que os críticos denominaram de Ur-Hamlet (um primeiro Hamlet). Isso, porém são especulações, pois a influência mais direta sobre ele veio mesmo da peça The Spanish Tragedie, de um autor de menor importância chamado Thomas Kyd, que a encenou possivelmente em 1590. 


Vou listar algumas frases para aguçar a leitura desta peça para quem ainda não leu ou para quem possa relembrá-las: 

"O mundo está fora dos eixos.
Oh! Maldita sorte! 
Por que nasci para colocá-lo em ordem?" ...  

"Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia, Horácio."

"Fragilidade, teu nome é mulher. " (Hamlet fala de sua mãe). 

"Vai-te para um convento. Por que desejaria conceber pecadores? Eu mesmo sou razoavelmente honesto, mas ainda assim poderia me acusar de tais coisas que fora melhor que minha mãe não me houvesse parido: sou muito orgulhoso, vingativo, ambicioso, com mais ofensas a meu dispor do que tenho pensamento onde pô-las, imaginação para dar-lhes forma, ou tempo para nelas atuar. Que deveriam sujeitos como eu fazer rastejando entre a terra e o céu? Nós somos rematados velhacos, todos, não creia em nenhum de nós. Entra para um convento." (Hamlet para Ofélia).

"Que obra de arte é o homem! Que nobre na razão, que infinito nas faculdades... 
E, mesmo assim, o que é esta quintessência do pó?” 

"Se tiver que ser agora, não está para vir; se não estiver para vir, será agora; e se não for agora, mesmo assim virá. O estar pronto é tudo."

"O resto é silêncio."

(Fonte: vários sites sobre o resumo e frases da obra de Hamlet). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário