domingo, 23 de dezembro de 2012

Edward Steichen, um olhar distante.

Edward Steichen foi uma das figuras importantes da história da fotografia. Nasceu em 1879, no Luxemburgo, mas ainda criança mudou-se para os Estados Unidos.

Aos 16 anos começou seu trabalho como fotógrafo e aos 21 foi para Paris para estudar pintura. Em Nova Iorque, em 1905, juntou-se ao fotógrafo estadunidense Alfred Stieglitz e abriram a Gallery 291 aonde realizaram as suas primeiras exposições de alguns dos pintores mais representativos do século XX. No ano seguinte, Steichen voltou a Paris, onde fez experiências com a fotografia e a pintura, entre outras coisas. Em 1923, regressou à Nova Iorque como fotógrafo-chefe das revistas Vanity Fair e Vogue.

Durante a II Guerra Mundial, dirigiu uma equipe fotográfica de combate da Marinha dos Estados Unidos.

Em 1947, foi nomeado diretor de fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA). Em 1955 preparou a exposição fotográfica The Family of Man, que posteriormente deu volta ao mundo.

Buscou a interpretação emotiva e impressionista em seus temas e lutou para que a fotografia fosse reconhecida como uma manifestação formal de arte. Faleceu em 1973.
(Fonte: http://www.npg.si.edu/exhibit/steichen/index.htm)


Isadora Duncan, 1913.

Charles Chaplin, 1925.


Engene O' Neil, 1932.

Nenhum comentário:

Postar um comentário